A primeira etapa da campanha ocorreu em outubro, na capital, Baixada Santista e ABC. Mais recentemente, em novembro e início de dezembro, a ação foi estendida para as regiões de Campinas, Sorocaba, Piracicaba, Bragança Paulista e Ribeirão Preto. Até agora foram feitos 8.317 exames, que diagnosticaram 22 portadores. Doze deles desconheciam a doença. O CROSP está realizando o encaminhamento dos mesmos a centros de referência. Ainda no primeiro trimestre de 2013, haverá cobertura maciça das demais áreas do estado.
"Ficamos felizes ao detectar poucos casos, pois significa que existe hoje um cuidado dos profissionais com a biossegurança", comenta o presidente do CROSP, Emil Razuk. "Também julgamos importante a detecção de portadores, pois podemos auxiliá-los e combater a doença. A descoberta precoce amplia as chances de cura. É um exame rápido, com resposta em menos de dez minutos. É imprescindível que todos façam."
MAL SILENCIOSO
A hepatite C é uma doença silenciosa que atinge 1 em cada 33 pessoas no planeta. É propagada pelo vírus VHC, transmitido quando o sangue contaminado entra na corrente sanguínea. Entre 70% a 85% das infecções pelo vírus da hepatite C se transformam em casos crônicos, podendo até evoluir para doenças mais graves, como cirrose ou câncer de fígado.
A campanha é uma parceria do CROSP com o laboratório Roche. Para que o conselho possa montar uma estrutura adequada a bem atender a todos os cirurgiões-dentistas, é aconselhável que se faça cadastro antecipadamente no site www.crosp.org.br.
Matéria retirada do jornal Novo CROSP, edição 139, dezembro/2012, pp. 7 e 8..