DIRETORIA APCD 2010-2013:
Presidente: Gontran de Paiva Nasser Júnior
1º Vice-Presidente: Rachel Rezende Machado
2º Vice-Presidente: Paulo Bento Rosa
Secretário Geral: José Geraldo M. Penina
1º Tesoureiro: Lucilene Hernandes Ricardo
2º Tesoureiro: Grace Maria de P. R. Carvalho
3º Tesoureiro: Hércule Martinez Peregrino
Diretor Científico: Ivete Tereza de A. Collus
Diretores Sociais: Katia Regina Prado Nasser e Maria Helena Vilela S.Roma
Diretor de Esporte: Mário Antônio Guerreiro Franco
Diretor de Comunidade: Paulo Roberto Silva Marcondes César
Diretor de Turismo: Ivo Aldo Brondino
Diretores de Prevenção e Promoção da Saúde: Isabella de Almeida Barbosa Lima e Itamar do Amaral Silva
Diretores Nova Geração: Vinícius Aneas Rodrigues e Stella Mendes de Barros
Diretor Acadêmico: Beatriz Prado Nasser
Diretor de Patrimônio: José Roberto Mendes Júnior
Conselho Fiscal: José Zacarias de Paula Filho e Natália Andrade Bento Rosa

domingo, 1 de julho de 2012

FALTA DE ÉTICA NÃO É COISA SÓ DE BRASILEIROS


 Meus caros, a falta de ética e o "jeitinho brasileiro" que nos trazem tanta fama mundial, parecem estar se alastrando mundo afora com outros povos ou então, nossa propaganda é que anda negativa faz tanto tempo,  que acaba nos estigmatizando com estes títulos pejorativos, sem levar em conta que outras tantas nações também não são nenhum "poço de correção" e  mereceriam igualmente tais "qualidades". Longe de querer nivelar tudo por baixo e dizer que ninguém presta e que "o mundo é cão Sebastião", sou a favor da ética, do tudo certo acima de tudo, sempre. Então vejamos: Este artigo abaixo é de um jornal que recebo bimestralmente por ser Cirurgião Buco-maxilo-facial Membro da IAOMS  (The International Association of  Oral and Maxillofacial Surgeons) e olha só o que Diretor Executivo propõe (Ah, colei o artigo original em inglês, pois preciso dar os créditos, para que vocês tenham a notícia original - vai ficar acreditando no Gontran? Tá louco? - e para que também treinem o seu inglês. Porém traduzo, para nossa língua, ao final do texto.):

September/October 2011:

Professional Ethics, the ICOMS, and the IAOMS
John F. Helfrick, Executive Director

Most professional organizations define the ethical standards that they expect their members to adhere to. There usually are a number of discrete components such as:
• Honesty
• Integrity
• Transparency
• Accountability
• Confidentiality
• Objectivity
• Respectfulness
• Legality
I would like to touch on the first one, honesty, and make are commendation for consideration by the Board of Directors and Executive Committee. Early in the registration period for the ICOMS, a disturbing trend began to develop. Because of our process, which includes verification of a surgeon’s status at the time of registration, we noticed a significant number of colleagues who attempted to register as “Trainees,” when in fact they had been IAOMS Fellows for a considerable amount of time, e.g., since 2005. Naturally, there is a significant difference in the registration fee for Fellows and Trainees, which is most likely the driver for these “errors.” Although the number of these registrations exceeded 200, the vast majority have been corrected, thanks to some very hard work by our staff and our PCO colleagues at Kenes. I would recommend that the new Board consider the development of a code of ethics for the association
which would include reprimands, suspension and termination of membership for those with behavior which is inconsistent with the code. Professional ethics go to the heart of any profession and certainly extend beyond patient care. By establishing the ethical expectations for IAOMS members, the Board will have sent an important message to members of the IAOMS: professional ethical behavior is expected!

O artigo é um clamor do Diretor Executivo e, traduzindo livremente, diz que a maioria das organizações profissionais definem os padrões de ética que eles esperam que os seus membros sigam e, possuem geralmente, um número discreto de componentes, tais como:
• Honestidade
• Integridade
• Transparência...
Então o autor continua dizendo que  gostaria de tocar no primeiro tópico: a honestidade, e também fazer uma recomendação ao Conselho de Administração e à Comissão Executiva. E segue com suas palavras (traduzidas mais ou menos por mim):
- Logo no início do período de inscrição para os ICOMS (congresso internacional deles), uma perturbadora tendência começou a se desenvolver. Por causa do nosso processo,  o qual inclui a verificação do estado de um cirurgião no momento do registro, percebemos um número significativo de colegas que tentou se registrar como "estagiário", quando, na verdade eles eram Fellows (membros) já há algum tempo, por exemplo, desde 2005 ( o artigo é de 2011). Naturalmente, existe uma significativa diferença na taxa de inscrição para Bolsistas e Estagiários, que é mais provavelmente o que leva a esses "erros" (o grifo é do autor. Veja o texto acima em inglês). Embora o número destes registros tenha ultrapassado o número de 200, a grande maioria foi corrigida, graças ao trabalho árduo da nossa equipe organizadoraE ele continua:
- Eu recomendaria que a Nova Junta considerasse o desenvolvimento de um código de ética para a Associação que incluísse reprimendas,suspensão e cessação da filiação para aqueles com comportamento incompatível com o código de ética profissional que, certamente,está no coração de qualquer profissão e que vai além do atendimento ao paciente. Ao estabelecer as expectativas éticas para os membros da IAOMS, o Conselho terá enviado uma importante mensagem aos seus membros:  "O comportamento ético profissional é esperado!


E então meus colegas...






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