DIRETORIA APCD 2010-2013:
Presidente: Gontran de Paiva Nasser Júnior
1º Vice-Presidente: Rachel Rezende Machado
2º Vice-Presidente: Paulo Bento Rosa
Secretário Geral: José Geraldo M. Penina
1º Tesoureiro: Lucilene Hernandes Ricardo
2º Tesoureiro: Grace Maria de P. R. Carvalho
3º Tesoureiro: Hércule Martinez Peregrino
Diretor Científico: Ivete Tereza de A. Collus
Diretores Sociais: Katia Regina Prado Nasser e Maria Helena Vilela S.Roma
Diretor de Esporte: Mário Antônio Guerreiro Franco
Diretor de Comunidade: Paulo Roberto Silva Marcondes César
Diretor de Turismo: Ivo Aldo Brondino
Diretores de Prevenção e Promoção da Saúde: Isabella de Almeida Barbosa Lima e Itamar do Amaral Silva
Diretores Nova Geração: Vinícius Aneas Rodrigues e Stella Mendes de Barros
Diretor Acadêmico: Beatriz Prado Nasser
Diretor de Patrimônio: José Roberto Mendes Júnior
Conselho Fiscal: José Zacarias de Paula Filho e Natália Andrade Bento Rosa

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Jornal APCD Nº 01 ano I Jan.- fev. 2012

Olá a todos. No intuito de chegar aos nossos associados de uma maneira mais eficaz, constante e perene, iniciamos o nosso "Jornal Internético" . Este tipo de mídia que estamos tentando dominar neste número inicial e, diga-se de passagem, ainda não é o formato ideal, aliás, longe disso, quer se tornar mais ágil e dinâmica, em concorde com o nosso tempo. As vantagens são inúmeras sobre a mídia impressa, como espaço ilimitado para artigos e fotografias, possibilidade de iserção de vídeos, custos reduzidos e maior chance de ganhos. As dificuldades, no entanto, continuam, pois toda a criação, montagem e preparo dos artigos ficam sob a responsabilidade deste que lhes fala, que não tem formação jornalística e, ainda tem que captar recursos (confesso que tenho tido "muitíííssima" sorte com meus patrocinadores). Eu e minha Diretoria temos tentado "enxugar" ao máximo nossos custos ao mesmo tempo em que tentamos incrementar nossa arrecadação, pois respeitamos muito o dinheiro que o nosso associado investe na APCD. Este "jornal Internético" vem de encontro a isso. AGRADEÇO a ajuda "impagável" da minha turminha do jornal (impresso e "on line"): Dr. Yassuda, sempre solícito e atuante, inclusive escrevendo matérias especialíssimas com muita propriedade. Gontran Neto, pela montagem e resolução dos problemas do jornal e Beatriz Nasser por atuar como fotógrafa "free lance". Criamos também nosso "feicibuqui" onde temos fotos atuais e antigas dos nossos eventos. No jornal é possível acessar o "linque". Então, torna-se imperativo que todo o associado renove seus dados eletrônicos para ficar antenado nas nossas novidades. Enfim, estamos trabalhando. Boa leitura.


domingo, 22 de janeiro de 2012

Pindamonhangaba tem a "Melhor Dentista do Mundo"

Nossos Parabéns à colega e associada Dra. Luciana Bason que foi eleita a Melhor Dentista do Mundo de 2011 pela Turma do Bem (TdB). Abaixo transcrevemos o artigo da página TdB.

A TdB, no dia 10 outubro de 2011, concedeu o título de Melhor Dentista do Mundo de 2011 para a Dra. Luciana Bason, de Pindamonhangaba/SP. A premiação ocorreu durante o Sorriso do Bem 2011, evento pelo qual a TdB homenageia os destaques da maior rede de voluntariado especializado do mundo.

A Dra. Luciana foi escolhida graças ao grande impacto social de seu trabalho. Ela conseguiu mobilizar um número enorme de dentistas da cidade e ampliar o número de atendimentos, exercer uma excelente tutoria no projeto ASSISTENTE DO BEM, entre outras ações que fizeram com que mais jovens chegassem pela primeira vez à cadeira do dentista. E para coroar o trabalho, a Dra. Luciana ultrapassou os limites de Pindamonhangaba. Após se destacar nas conferências municipais e regionais de saúde, ela se elegeu delegada estadual da saúde, e representará as idéias da TdB na Conferência Nacional de Saúde, a ser realizada em Brasília.

A escolha dos melhores coordenadores e do melhor do mundo foi feita através um júri formado por vários profissionais representando a sociedade.


II Copa Tiradentes de Futebol

 O Grande Evento se realizará no sábado, dia 04 de fevereiro de 2012.

INÍCIO: às 08 horas da manhã
  
LOCAIS:

   Grupo 1:
  
Arena Carrapatão (Avenida Geraldo Jose Rodrigues Alckmin, anel viário, Pindamonhangaba, Campo Alegre, sentido Nova EXPOVAP).


Grupo 2:

Campo Santa Luzia (Avenida Castro Alves, Santa Luzia, Pindamonhangaba, CEP: 12410-470).

  
OBS: Os campos são vizinhos, veja no Google Maps: Arena Carrapatão/Santa Luzia



O Campeonato será disputado na Arena Carrapatão e no Campo Santa Luzia na cidade de Pindamonhangaba com início às 08h00 da manhã do dia 04 de fevereiro de 2012.

O Campeonato será constituído por 06 (seis) times, sendo formados 02 (dois) Grupos com 03 (três) times cada.

O Grupo 01 (um) disputará a Primeira Fase na ARENA CARRAPATÃO e o Grupo 02 (dois) no Campo da SANTA LUZIA.

1.      Os jogos serão disputados em 02 (dois) tempos de 20min cada, com 05 min. de intervalo;

2.      Classificam-se os 02 (dois) times de cada Grupo que somarem mais pontos;

3.      Estes times irão jogar uma segunda fase eliminatória;
    


Fala Presidente




Nossas ações à frente da APCD Regional Pinda, cronologicamente:

31/07/10 – Jantar de Posse da Nova Diretoria 2010/2013 (Paineiras Country Club)

22/10/10 – Jantar em Comemoração ao Dia do Cirurgião-Dentista e dos 30 Anos da APCD Pinda (Western Hana Choperia)

25/10/10 – Sessão Especial na Câmara Municipal em Comemoração ao Dia do Cirurgião-Dentista – Foram homenageados, por relevantes serviços prestados à população de Pindamonhangaba os colegas: Dr. Gilson Serra Nogueira e Dr. José Eduardo Cozzi.

20/11/10 – I Copa Tiradentes de Futebol e II Torneio  “Betão” de Truco – Galinhada (Casa João Ribeiro)

13 e 14/05/11 – Curso de Periodontia com Dra. Lucilene Hernandes Ricardo – Temas: Fundamentos da Periodontia e Cirurgia Periodontal para o clínico geral (FAPI)
02/07/11 – Retomamos o Caipirodonto (Casa João Ribeiro)

01/10/11 – Bingo Beneficente em prol do Lar São Gabriel/APCD (Lions Clube)

22/10/11 – Missa na Matriz e Jantar do Dia do Cirurgião-Dentista (Colonial Plaza Hotel), com 50% de desconto no convite para o associado.


Convênios: Cozzi Magazine – preço à vista para 30 dias no cheque ou cartão;
                     Academia Oxy – desconto de 15%;
                    Via Branco e Via Cores – desconto de 10%;
                    Yázigi – desconto de 15%;
                    Restaurante Minuano – desconto de 10%;
                    Dental Pinda – O associado APCD – 5%.

Aprovado o novo Estatuto;

Equilíbrio dos custos administrativos da APCD;

Negociação com a Unimed onde reduzimos de 13,8% para 9,5% o reajuste do contrato do plano de saúde;

Colocamos em dia: Alvará de Licença e Funcionamento, IPTU e ISS; 

Reforma e Pintura da sede;

Temos mais um compressor (doado pela Dra. Salete), num total de três e com os dez primeiros dias gratuitos para o associado; 


Nosso curso de ASB, tão bem ministrado pelo Dr. Paulo Roberto e pela Dra. Rosilda, está a pleno vapor inclusive, acabamos de "exportá-lo" para Guaratinguetá, o que só vem confirmar a excelência do projeto. É mais um sucesso da nossa ASSOCIAÇÃO.  

Artigo no Jornal da Cidade, onde colegas fundadores de nossa entidade narraram os fatos de como tudo começou, a citação de todos os Ex-presidentes e mais as conquistas nesses anos todos;


A APCD Regional Pinda retomou o projeto de ação social que ainda está tímido, no entanto, em 6 meses, já foram atendidas  mais de 15 crianças. Necessitamos mais colegas para que o projeto cresça;

Com o esforço desta diretoria não temos nenhuma espécie de dívida e estamos com fluxo de caixa positivo.


E AGUARDEM PARA 2012: CURSOS, FESTAS, VIAGENS E OUTRAS "COSITAS MAS". 

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Efeitos Biológicos das Radiações

EFEITOS BIOLÓGICOS DAS RADIAÇÕES
PROTEÇÃO EM RADIOLOGIA ODONTOLÓGICA


Prof. Renato  Yassuda

Ex-Prof. Assist. de Radiologia da FO-USP (S. Paulo) e FO-UNESP (S. J. dos Campos)
Prof. Efetivo do  D. O. UNITAU Ms. Em Fisiopatologia Celular

I Considerações Preliminares

Os fenômenos ligados a RADIAÇÕES (causas e efeitos) existem desde a criação do UNIVERSO, seja por obra DIVINA (conforme as religiões), seja por uma estupenda explosão estelar (teoria científica do ‘’BIG-BANG’’.) numa galáxia, que ocorre até hoje pela imensidão do infinito.
A Humanidade tomou conhecimento de forma inesperada e perplexa sobre as RADIAÇÕES, a partir do lançamento das bombas atômicas sobre Hiroshima e Nagasaki (Japão), em agosto de 1945, em plena segunda guerra mundial.
Antes desse maior crime de guerra de todos os tempos, perpetrado pelos norte-americanos contra cidades civis indefesas, a Humanidade desconhecia a terrível guerra nuclear.
Em frações de segundos morreram mais de duzentos mil habitantes (no foco da explosão), além de milhões de feridos (distantes a quilômetros); os sobreviventes carregaram uma herança maldita (alterações genéticas) através de acidentes inesperados como a fatídica explosão da usina nuclear de Chernobyl (Ucrânia)  em abril de 1986, o acidente com o Césio 137 em Goiânia (Brasil) em setembro de 1987 e, recentemente, com a explosão e vazamento da usina nuclear de Fukushima (Japão) em março de 2011, após terremoto e tsunami.


II Estrutura Molecular

Para se compreender o que ocorre quando uma radiação atinge um corpo qualquer (animal, vegetal ou mineral), é preciso relembrar as aulas de Física do 2º Grau ou Científico (atual Curso Médio), nas quais se aprende pela teoria de RUTHERFORD e BHOR, que todos os corpos são constituídos elementarmente por moléculas, e estas por átomos. Os átomos apresentam um NÚCLEO (materialmente muito compacto e denso) que engloba inúmeras partículas, sendo as principais os NÊUTRONS e os PRÓTONS (eletricamente positivas).
                Circulando ao redor do Núcleo, gravitam inúmeras partículas denominadas ELÉTRONS (eletricamente negativas), atraídas pela densidade do Núcleo e contrabalançam com suas cargas negativas, o mesmo número de cargas positivas dos Prótons. Consequentemente, o Átomo é eletricamente neutro (prótons = elétrons)


III Ionização

                Entretanto, quando um átomo é atingido por um FÓTON (unidade teórica de uma carga radioativa), provinda em alta velocidade do meio exterior, poderá ocorrer um dos três fatos seguintes, e suas consequências:
A)     O fóton passa incólume pela órbita eletrônica, não atingindo nenhum elétron, não haverá ocorrência de nenhum fenômeno e o fóton continuará sua trajetória no espaço.
B)      O fóton atinge o núcleo, que por ser muito compacto e denso, absorverá a energia do fóton, não ocorrendo nenhum transtorno notável no equilíbrio do átomo.
C)      O fóton atingirá um elétron da órbita eletrônica; isso ocorre em alta porcentagem, devido à grande quantidade de elétrons circulando ao redor do núcleo.

Neste caso as consequências são IMEDIATAS e de grande REPERCUSSÃO na estrutura atômica: devido à colisão em alta velocidade do Fóton, o elétron atingido sofrerá deslocamento de sua órbita e aquele que for expelido (‘’expulso’’) para o meio exterior NÃO ficará vagando no espaço. Devido à proximidade de milhares de átomos, o elétron deslocado se incorporará ao átomo vizinho.
Haverá duas consequências inevitáveis: o átomo que perdeu o elétron torna-se um ÍON positivo (pela predominância de prótons); o átomo que recebeu o elétron deslocado torna-se um ÍON negativo (pela predominância de elétrons).
Formam-se os ÍONS PARES (altamente INSTÁVEIS e REATIVOS), que combinando entre si, dão origem aos RADICAIS LIVRES, substâncias altamente degradantes e nocivas à saúde humana, responsáveis pela etiologia de quase todas as doenças que grassam pelos organismos vivos, desde uma simples radiodermite até a evolução de alterações drásticas (a curto, médio e longo prazo), como a formação de neoplasias malignas (tumores, câncer) e degenerações genéticas (esterilidade, aborto, formações mutantes e teratológicas) transmissíveis através de gerações.
Em consequência do fenômeno da IONIZAÇÃO, os efeitos biológicos das radiações poderão ocorrer em várias alternativas (causas e efeitos), podendo haver absorção TOTAL ou PARCIAL, ou por ação DIRETA ou INDIRETA.
A gravidade e a letalidade desses efeitos são proporcionais às seguintes características das radiações:
 a) Frequência: alternada ou contínua;
 b) Intensidade: baixa, média ou alta;
 c) Duração: curta ou prolongada.
As CLASSIFICAÇÕES são diversificadas, complexas e discutíveis entre os vários Autores e Cientistas; procurarei resumi-las esquematicamente para melhor compreensão didática.


I – Por AÇÃO DIRETA

Alterações MORFOLÓGICAS ou SOMÁTICAS
A nível celular: no núcleo (vacuolização e picnose); no citoplasma (alteração e desintegração das mitocôndrias e aparelho de Golgi).
        A nível de tecidos e órgãos: alterações patológicas (reversíveis ou irreversíveis). Formação de NEOPLASIAS benignas ou malignas.

Alterações FISIOLÓGICAS:
Desequilíbrio e alteração do METABOLISMO, com perturbação geral ou parcial da saúde corpórea e funcional.

Alterações GENÉTICAS:
Ocorrem principalmente na faixa etária PROCRIATIVA; nesta fase é importante, indispensável e imprescindível a proteção das GÔNADAS (glândulas genitais masculina e feminina), inclusive em um simples exame radiográfico buco-dental. (PROTEÇÃO será estudada em capítulos futuros).
-Fragmentação cromossômica: alteração do código genético (RNA e DNA).
-Destruição dos gametas (células sexuais masculina e feminina): esterilidade.
-Perturbações na evolução da gravidez do embrião ou feto. Aborto. Aberrações (formações mutantes ou teratológicas).

Todas essas alterações (morfológicas, fisiológicas e genéticas) constituem as chamadas MOLÉSTIAS das radiações, que, se caracterizam pelo POLIMORFISMO (podem ocorrem todas simultaneamente) e pela INESPECIFIDADE (as radiações não são específicas para uma determinada moléstia).
O caso mais grave é quando o CORPO TODO de um ser VIVO é submetido à uma exposição aguda e intensa de radiações; por exemplo: exposição excessiva à radiação solar, explosões nucleares, bombas atômicas, grande vazamento de usinas radioativas, provocando a chamada SÍNDROME AGUDA DE RADIAÇÃO: necrose, hemorragia, infecção generalizada de células e tecidos, falência múltipla dos órgãos, causando a morte IMEDIATA ou por MINUTOS, HORAS ou DIAS.

II – Por AÇÃO INDIRETA
(continua).